sábado, 23 de novembro de 2013

Petit Gateau

Hoje vou compartilhar com vocês a receita da sobremesa favorita aqui de casa: Petit Gateau.
Além de ser delicioso é também prático e muito elegante. Prático porque deixo os bolinhos prontos, congelados, e, na hora de servir, é só assar. Elegante porque a montagem dos pratos individuais é linda e também não comemos com muito exagero, basta um bolinho com uma bola de sorvete por pessoa. O sorvete preferido da turma é o de creme.
Segue a receita. Espero que gostem!

Luciana
 
Ingredientes:
  • 150 g de chocolate meio amargo ou ao leite (pode usar a barra de 180 g)
  • 50 g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
  • 2 ovos inteiros (em temperatura ambiente)
  • 2 gemas (em temperatura ambiente)
  • ¼ de xícara de açúcar refinado
  • 2 colheres de farinha de trigo
Modo de fazer:
Derreter o chocolate em microondas (na potência 2 ou mínima) por 2 minutos. Mexer e colocar mais alguns minutinhos ou até que o chocolate esteja derretido. Ajuntar a manteiga sem sal e levar ao microondas (ainda em potência 2) por mais alguns segundos, só para incorpor ao chocolate. Mexer bem e reservar.
A parte, bater os ovos com as gemas e depois ajuntar o açúcar. Eu prefiro usar a batedeira, mas se quiser, pode bater na mão mesmo. Depois de bem batido, ajuntar o chocolate derretido com a manteiga e bater mais um pouquinho (agora na mão). Só então ajuntar a farinha de trigo. Mexer delicadamente.
Colocar nas forminhas próprias para petit gateau, previamente untadas com manteiga e esfarinhadas.
Uma receita rende 8 forminhas. Se quiser fazer mais receitas, pode congelar (sem assar). Não é preciso descongelar os bolinhos para assar.
Modo de assar:
 
Forno pré-aquecido (200ºC). Assar até que os bolinhos cresçam e criem uma crosta fina (em torno de 15 minutos, mas depende muito de cada forno). Servir quente e com sorvete.


Nenhum comentário:

Postar um comentário