Receita de cheff: Risoto de brie com flor de parma e aspargos frescos

O post de hoje é um oferecimento de uma grande amiga, a Cris, que é cheff profissional de cozinha. Já mostramos algumas delícias que ela fez no baile de máscaras. E já provei, em outras ocasiões, muitas outras maravilhas que saem das mãos dela. A Cris faz tudo com tanto carinho e amor que as comidas ficam com um paladar ainda mais especial! Hum... só de pensar dá água na boca! 

Bem, outro dia ela fez um risoto de queijo brie com presunto Parma e aspargos e me mandou as fotos. Estavam lindas! Logo pensei em compartilhar com vocês aqui no blog. Propus à Cris que mandasse a receita e ela adorou a ideia!

Abaixo, compartilho com vocês a receita do risoto de brie com flor de Parma e aspargos frescos. Pode ser uma ótima opção para fazerem neste final de semana! Esse post foi feito com muito carinho por nós duas para vocês e esperamos que gostem! Um beijo, 

Andreia 

Ingredientes para o risoto:(serve 4 pessoas) 
  • Azeite 
  • 1 cebola cortada em cubinhos 
  • 300 gramas de arroz arbóreo 
  • 1 taça de vinho branco seco 
  • 200 gamas de queijo brie 
  • 4 fatias grandes de presunto parma
  • 4 aspargos frescos 
  • sal e pimenta do reino à gosto 

Modo de preparo do caldo: Em uma panela grande coloque 3 litros de água, uma cebola com casca cortada em 4 partes, 2 dentes de alho com casca e ligeiramente amassados, uma cenoura com casca cortada em rodelas, talos de salsa e pimenta do reino em grãos à gosto. Coloque a panela em fogo bem baixinho e deixe ferver lentamente por 10 minutos. Depois coe e reserve para preparar o risoto. 


Modo de preparo dos aspargos: Corte as pontas duras dos aspargos e coloque em água fervente. Deixe cozinhar por 3 minutos. Retire da água e coloque em uma vasilha com gelo. Escorra. Pegue uma frigideira, coloque um fio de azeite e junte os aspargos. Saltear e reservar para decorar o risoto. 

Modo de preparo do risoto: Em uma panela grande e anti aderente coloque 3 colheres (de sopa) de azeite, a cebola e deixe dourar. Junte o arroz e misture até as pontas dos grãos ficarem transparentes. Coloque o vinho branco e espere o álcool evaporar. Em seguida, vá acrescentando o caldo quente aos poucos e misture continuamente. Esse processo de cozimento, dura cerca de 18 minutos. Acerte o sal, acrescente o queijo brie cortado em cubos e misture até que ele derreta por completo. 

Para servir, pegue um prato grande e redondo, coloque uma porção do risoto no centro do prato, faça uma flor com a fatia do presunto parma, um pouco de geleia da sua preferência para enfeitar o miolo da flor de parma e coloque por cima do risoto. Logo em seguida, disponha o aspargo ao lado da flor de parma e sirva imediatamente (bem quente). Bom apetite!!! 

Dica: Se quiserem falar com a cheff Cris Moisés, basta entrar em contato pelo email crismoises16@yahoo.com.br



Comentários

  1. Bom mesmo...Vamos postar mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos postar mais vezes sim, Cris. Com certeza, as delícias que você faz terão sempre um espaço muito especial em nosso blog. Obrigada por dividir suas receitas conosco. Um beijo.

      Excluir

Postar um comentário