Tapioca para o café da manhã

Faz algum tempo que eu estava querendo experimentar fazer tapioca para o café da manhã! E pesquisando na Internet, encontrei um artigo muito interessante com dicas de como preparar, um pouco da história e também dos benefícios nutricionais. Compartilho com vocês um pouco do que aprendi.

Vocês sabiam que a tapioca, ou beiju, faz sucesso há mais de 500 anos? Pero Vaz de Caminha escreveu em uma das cartas enviadas ao rei de Portugal: "Faz-se por aqui umas broas chamadas beijus tão alvas e saborosas que superam e muito o pão desse reino".

Muito comum nas regiões Norte e Nordeste e, mais recentemente, sucesso entre os interessados em saúde e fitness, pode ser um substituto do pão, com algumas vantagens nutricionais. É feita de um único ingrediente, a fécula de mandioca, não contém gordura, glúten, sódio e não necessita de óleo no preparo.

Testada e aprovada! Segue a receita de Simone Brandão, que faz a melhor tapioca de Salvador, segundo o guia Comer & Beber da revista VEJA e as sugestões de recheio da nutricionista Eneida Bomfim. Espero que gostem! 

Um beijo,
Luciana

Modo de fazer
O caminho mais fácil é comprar a goma de tapioca já hidratada, passar a farinha por uma peneira e armazenar na geladeira. Ela também pode ser congelada.

  1. Se a massa já estiver armazenada há algum tempo ou contiver alguns caroços, passe mais uma vez pela peneira no dia do preparo. Separe todos os ingredientes que for usar: a fécula já peneirada e cada componente do recheio já ralado ou cortado. Há quem goste de acrescentar uma pitada de sal na fécula antes de colocar na frigideira.
  2. Coloque uma frigideira antiaderente pequena (de 10 a 12 centímetros de diâmetro) no fogo, mas não deixe esquentar demais ou o beiju ficará borrachudo. A textura ideal é crocante. Importante: não precisa colocar um pingo de gordura na frigideira para fazer.
  3. Espalhe 2 colheres de sopa da farinha na frigideira, de modo a formar um disco fino uniforme, sem buracos. Ou use uma peneirinha para espalhar a farinha na frigideira, contando com a ajuda de uma colher para desmanchar eventuais carocinhos.
  4. Quando a massa estiver coagulada, grudada, coloque recheio, não precisa virar, apenas espalhe os ingredientes e feche, dobrando a massa ao meio, como uma meia-lua. Ela não demora mais do que três ou quatro minutos para ficar pronta.
  5. Se for fazer a tapioca simples, pura, ou apenas com manteiga, vire, passe a manteiga (ou margarina ou azeite) e deixe alguns minutos, até o outro lado também ficar croconte.
  6. Passe sempre um papel-toalha na frigideira entre o preparo de um beiju e outro.

Recheios levinhos
Doce ou salgado, escolha um de sua preferência:

Queijo de minas com ervas
1 fatia média de queijo de minas picada ou ralada em ralo grosso , 1 pitada de manjericão seco ou algumas folhas de manjericão fresco.
Rende: 1 porção (123 calorias)

Ricota, tomate e orégano
1 fatia média de ricota passada no ralo grosso, 5 tomates-cereja cortado em rodelas, 1 pitada de orégano.
Rende: 1 porção (188 calorias)

Frango grelhado, tomate, azeitona e alface
2 col. (sopa) de de frango grelhado, cortado em cubos, 3 tomates-cereja cortados em rodelas, 4 azeitonas pretas picadas, 1 folha de alface picado.
Rende: 1 porção (214 calorias)

Damasco, ameixa, morango e cereja
1 damasco seco picado, 1 ameixa seca picada, 3 morangos frescos picados, 3 cerejas picadas.
Rende: 1 porção (120 calorias)

Morango e chocolate
4 morangos pequenos picados, 25 gramas de chocolate amargo derretido.
Rende: 1 porção (216 calorias)





Comentários

  1. Lu de Deus!
    E pensar que eu nem me ligava em aprender a fazer a tal de tapioca!! Com certeza vou fazer e experimentar todos os recheios citados no seu post! Obrigada por me ensinar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você vai gostar, mãe! Depois me conta, tá?
      Um beijo, Lu

      Excluir
  2. Lu! Adorei o post!!!!!
    Eu AMO tapioca!
    Estou sonhando em testar essa receita! Ou então, aceito um convite para um café da manhã desses.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Combinado! Vou fazer um café da manhã pra você com tapioca qualquer dia destes!
      Um beijo, Lu

      Excluir
  3. Ia dizer o mesmo! Qdo fizer não se esqueça da sua cumadre!!!

    Adorei,ótima dica Luciana!

    Elaine

    ResponderExcluir
  4. E eu que amo com recheios gordos: manteiga da terra ou queijo com leite condensado. Bom demais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Danielle. A tapioca é muito levinha e combina com qualquer recheio. Tem pra todo gosto!
      Um beijo, Luciana

      Excluir
  5. Lu, eu adoro suas mesas de café da manhã! Essa está linda e a ideia da tapioca foi deliciosa. Eu amo café da manhã. É a minha refeição preferida. E feita então em uma mesa como essa, cheia de coisas gostosas, faz qualquer dia ficar especial! Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andreia.
      Eu também adoro um café da manhã caprichado! Acho que traz uma energia boa para o dia todo.
      Experimentei fazer a tapioca pela primeira vez e foi um sucesso!
      Um beijo, Lu

      Excluir

Postar um comentário