10 dicas nutricionais valiosas

Já comentei algumas vezes que adoro o livro de receitas "Panelinha", da Rita Lobo! Sempre que tenho um tempinho, basta uma folheada para descobrir coisas novas e interessantes. Outro dia, me deparei, logo nas páginas iniciais, com uma lista de dicas nutricionais, que bateram exatamente com conceitos de alimentação saudável que procuro aplicar diariamente. E sabem qual é a boa notícia? As dicas são simples, fáceis e viáveis. É por isso, que, hoje, compartilho com vocês trechos desta lista, da nutricionista Márcia Daskal, que tenho certeza, serão valiosas para sua vida. Espero que gostem e apliquem! Um beijo,
Luciana

1. Coma de tudo
Tudo pode ser saudável desde que consumido de forma inteligente. Não existem alimentos bons ou ruins, mas comida de verdade ou não. Alimentos frescos ou naturais devem compor a maior parte da sua alimentação. A regra é comer de tudo com moderação.


2. Coma junto
Comer em família leva a menores índices de peso, de pensamentos depressivos, melhora a imagem corporal e também as notas das crianças na escola. Você é a referência alimentar dos seus filhos. Transforme o ato de comer num momento de amor.


3. Coma 5 porções de vegetais e frutas ao dia
Faça as contas, não é difícil! Comer colorido é a base da alimentação saudável e equilibrada.


4. Beba água ao longo do dia
Quando você sente sede, já está desidratado. E quando bebe para matar a sede, só bebe 2/3 do que deveria. Para ficar hidratado, em teoria, você deve beber 35ml de água por quilo de peso por dia.


5. Coma várias vezes ao dia
Faz maravilhas ao intestino e ainda aumenta o metabolismo. Comer várias vezes, diminui a fome nas refeições principais e garante que elas sejam feiras com mais calma e menos desespero. Quando você fica muito tempo sem comer, o organismo poupa gordura e queima massa muscular como combustível. Procure não ficar mais do que 4 horas sem se alimentar.


6. Não mate sua vontade de doces com refrigerante
É melhor comer um doce, de preferência chocolate amargo, que contêm propriedades benéficas. Uma lata de refrigerante tem cerca de 40g de açúcar (~10 colheres de chá)!


7. Coma arroz integral pelo menos três vezes por semana
Estimula o metabolismo a queimar gordura, combate o colesterol, sacia a fome e diminui os sintomas da menopausa. Também fornece carboidrato complexo, que é fonte de energia para pensar, estudar, trabalhar e exercitar.


8. Você não precisa gostar, mas experimente
O ideal é comer 3 alimentos novos (ou preparados de maneira diferente) por semana. O resultado é surpreendente. Mas isso não significa comer pratos exóticos. Pode ser comer alface crespa, para quem só compra a americana; comprar melancia, para quem só toma suco de laranja; ou comer abóbora assada, em vez de refogada.
Você pode treinar o seu paladar a aceitar novos sabores. Um bebê leva em média de 10 a 12 exposições a um alimento para aceitá-lo. Se um bebê consegue, você também consegue!


9. Coma nozes
Elas ajudam no raciocínio e emagrecem. Nozes e castanhas são verdadeiras usinas nutricionais. São ricas em gorduras boas (que estabilizam o humor), em vitamina E (que retarda o envelhecimento e combate problemas de pele) e tem ação anti-inflamatória. Mas não consuma mais do que 3 nozes ou 1 castanha-do-brasil (nome novo da boa e velha castanha-do-pará) por dia.


10. Invista em alimentos orgânicos
Você não vai querer ingerir agrotóxicos em excesso. Mas, se não der para comprar orgânicos, algumas práticas podem ajudar: descarte as folhas externas dos maços de vegetais e esfregue a casca de frutas e legumes com uma escovinha. Lave as hortaliças em água corrente esfregando cada folha com as mãos. Frutas e legumes com camadas de cera (como maçã, laranja, batata, tomate, cenoura, ameixa, pêra, abobrinha, chuchu e mamão)  podem ser lavados com água e detergente. Morango, tomate, cenoura alface e mamão estão entre os mais comprometidos com agrotóxicos. Pense em incluir um ou outro item orgânico em sua alimentação.


Fotos: Reprodução









Comentários

  1. Lu, adorei seu post! Super valioso e fácil de aplicarmos no dia a dia. Eu, que só posto "gordices", risos, adorei parar e pensar em como melhorar minha alimentação. E o mais legal foi ver que já pratico muitas coisas listadas aí. Vou incluir muitas outras no cardápio diário também. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia,
      Que bom que gostou!
      Não é tão difícil ter uma alimentação saudável, não é mesmo?
      Um beijo, Lu

      Excluir
  2. Ótimas recomendações! Difícil para mim é comer só uma castanha!

    Agora, uma coisa é certíssima: comer várias vezes ao dia ajuda sim a manter o peso e até emagrecer, claro, desde que sejam alimentos saudáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine,
      Você reparou a dica #1? Dá pra comer de tudo, com moderação. Essa é a boa notícia!
      Um beijo, Luciana

      Excluir

Postar um comentário