Cozinhando com os pequenos

O post de hoje, além de homenagear o dia das crianças, é sugestão da Fabiana, nossa amiga e leitora, que promoveu aquele maravilhoso Encontro Gourmet.

O tema é interessante e é realmente mágico ter as crianças por perto na hora em que vamos preparar os alimentos. Isso estimula, incentiva e desenvolve habilidades que nem podemos imaginar!

A receita desse delicioso bolinho de limão foi extraída do programa Cozinha Caseira de Annabel e é mesmo um convite para cozinhar com os pequenos! Então não vamos perder mais tempo! Mãos à obra! Um ótimo domingo e um Feliz dia das Crianças pra todos vocês!
Beijos e até amanhã
Letícia


Cupcakes de Limão e Merengue
[rende 12 unidades]

Ingredientes da massa:
200g de açúcar;
100g de manteiga sem sal, amolecida;
2 ovos;
1 colher de sopa de raspas de limão siciliano;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
15ml de suco de limão;
150g de farinha de trigo;
Uma pitada de sal;
2 colheres de chá de fermento em pó;
240ml de leite integral.

Ingredientes do curd de limão:
Raspas de 1 limão siciliano;
125ml [meia xícara] de suco de limão siciliano;
1/2 xícara de açúcar refinado;
1 ovo mais 1 gema;
4 colheres de manteiga sem sal em temperatura ambiente.

Ingredientes do merengue:
240g de açúcar;
25ml de água;
4 claras;
1 colher de chá de suco de limão.

Preparo da massa:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Forre 12 fôrmas para bolinhos com forminhas de papel. Reserve.
Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até obter um creme claro e fofo. Adicione os ovos, um a um, sem parar de bater. Junte as raspas, a baunilha e o suco de limão.
À parte, misture os ingredientes e vá incorporando à massa, alternando com o leite.
Divida a massa nas forminhas e leve ao forno por 20 minutos, até dourar a superfície.
Deixe esfriar completamente.

Preparo do curd:
Em uma panelinha de fundo grosso, ferva o suco de limão, as raspas e o açúcar em fogo baixo. Enquanto isso, em uma tigela bata o ovo e a gema. Adicione uma parte da mistura quente de suco e açúcar à mistura de ovos, batendo sem parar. Volte tudo para a panela e cozinhe sem parar de mexer, em fogo baixo, até engrossar e cobrir as costas da colher [cerca de 5 minutos]. Deixe esfriar por 10 minutos. Adicione a manteiga, uma colherada por vez, mexendo até incorporar totalmente. Reserve.

Preparo do merengue:
Junte o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo até ponto de fio [pegando um pouco da calda entre o polegar e o indicador e afastando os dedos deverá se formar um fio - 114 graus, caso você tenha um termômetro de açúcar]. Enquanto isso bata na batedeira as claras em neve. Derrame a calda quente sobre as claras em neve, com a batedeira ligada. Adicione o limão e continue batendo até o merengue firmar e esfriar completamente. 
Coloque o merengue em um saco de confeitar.

Montagem: 
Com uma faca afiada, abra uma tampinha em cada bolinho, de tamanho suficiente para uma colher de chá de recheio. Recheie os bolinhos com uma colher de chá de curd. Cubra com o merengue, usando o saco de confeitar. Doure o merengue com um maçarico culinário, ou leve ao forno alto por uns 5 minutinhos.







Comentários

  1. Letícia, adorei a publicação! Realmente curto muito cozinhar com minha filhota e outras crianças. Além de divertir também educa. Deixo por aqui algumas informações que podem nos ajudar para vivenciar esses momentos:

    *O tempo passado na cozinha, lado a lado com os seus pequenos cozinheiros, pode ser muito divertido e a melhor receita para uma tarde de sábado chuvosa! Em simultâneo, é uma escola saborosa bem disfarçada:

    Matemática: seja partir três ovos ou medir meio litro de leite, será uma excelente forma de aprender a contar e/ou aperfeiçoar os conhecimentos dos números, medidas e quantidades.
    Cultura: as receitas são, não raras vezes, uma viagem pelo mundo e uma forma engraçada de entrar nas casas e cozinhas de outros povos, abrindo as portas para conversas sobre costumes, línguas e paladares diferentes. Aproveite ainda para ensinar à pequenada as receitas que mais marcaram a sua infância e porquê!
    Organização: cozinhar é uma excelente lição de planeamento e organização – antes de começar, veja a receita com a criança e verifiquem se têm todos os ingredientes necessários, saindo para comprar o que falta. De regresso à cozinha, preparem os utensílios e ingredientes, colocando tudo em cima da bancada de forma ordeira, depois é só distribuir tarefas!
    Seguir as indicações: por norma, uma receita bem-sucedida exige o cumprimento rigoroso de cada passo, o que é uma boa aprendizagem para projectos que requerem um princípio, meio e fim para serem bem executados. Mas já sabe, as crianças ficam facilmente excitadas e distraídas, por isso, pode ter de repetir instruções várias vezes!
    Responsabilidade: a atribuição de uma tarefa na cozinha – adequada a cada idade – é muito importante para as crianças. Uma vez terminada a receita, não se esqueça de envolver a pequenada na limpeza da cozinha, igualmente relevante!
    E O QUE CADA UM PODE FAZER DE ACORDO COM A IDADE:

    Quer chamar as crianças para a cozinha na hora de fazer um bolo ou de preparar o jantar mas não sabe que tarefas pode ou deve atribuir-lhes?

    OS MAIS NOVOS PODEM:

    Lavar fruta e vegetais.
    Retirar o excesso de água da alface com o centrifugador próprio.
    Peneirar farinha.
    Misturar alimentos com uma colher de pau.
    Amassar massa para pão, bolos ou pizza.
    Decorar as pizzas com os ingredientes já preparados e divididos em tigelas distintas.
    Cortar a massa em formas diferentes com recurso aos cortadores de bolachas.
    Com todos os ingredientes reunidos (para um bolo, por exemplo), despeje o conteúdo para um saco plástico grande com fecho hermético e deixe a criança amassar. Depois, basta cortar uma esquina do saco e vazar para a forma.
    Encher as formas dos muffins com uma colher.
    Decorar bolos com pepitas de chocolate, gomas, nozes ou fruta.

    OS MAIS VELHOS PODEM:
    Cortar fruta e vegetais (pimentos, cogumelos, bananas…) com uma tesoura de criança.
    Fazer gelo ou gelados – encher as cuvetes e transportá-las para o congelador.
    Partir, separar e bater ovos com uma varinha manual.
    Cortar alimentos com a picadora manual.
    Medir os diferentes ingredientes.
    Misturar e bater alimentos com uma colher de pau ou varinha manual.
    Untar as formas dos muffins e bolos.
    Barrar bolos com a cobertura própria.
    Fazer sanduíches (com pão de forma e os restantes ingredientes já expostos).
    Ler as receitas em voz alta enquanto você cozinha.

    *Retirado do blog http://pequenada.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário