quarta-feira, 3 de junho de 2015

Rocambole de Doce de Leite

Rocambole de doce de leite é tudo de bom e tem gostinho de quero mais! Outro dia, testei a receita da Rita Lobo para o lanche da tarde e foi um verdadeiro sucesso. O pão de ló ficou super macio e o doce de leite feito com leite condensado na panela de pressão também tem um sabor todo especial. 

Ao polvilhar o açúcar por cima do rocambole, tentei fazer uma decoração especial com corações. Não ficou tão linda como eu gostaria, mas valeu a intenção. Fica a dica para o dia dos namorados! Segue a receita. Espero que gostem!


Rocambole de doce de leite - Rita Lobo

Rendimento: serve 15 fatias
Tempo de preparo: 30 minutos para o bolo + 2 horas para o doce de leite esfriar

Ingredientes:

  • 5 ovos 
  • 5 colheres (sopa) de açúcar 
  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo 
  • 1 lata de leite condensado
  • ¼ de xícara (chá) de leite morno
  • Manteiga e farinha de trigo para untar
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de fazer:

Leve uma lata de leite condensado fechada e coberta com água ao fogo médio na panela de pressão. Assim que começar a apitar, deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e deixe o vapor sair naturalmente. Quando a pressão terminar, abra a tampa e retire a lata com uma pinça para não se queimar. Deixe esfriar por, no mínimo, 2 horas, antes de abrir a lata. De preferência, faça no dia anterior.

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma assadeira retangular de cerca de 30cm x 40cm com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Retire bem o excesso de manteiga, batendo sobre a pia. Peneire separadamente o açúcar e a farinha de trigo. 

Separe as gemas das claras. Na batedeira, bata as claras em neve. Comece batendo em velocidade baixa e, quando começarem a espumar, aumente a velocidade. Assim que elas triplicarem de volume, adicione o açúcar de colher em colher, sem parar de bater.

Em seguida, junte as gemas, uma a uma, batendo bem após cada adição. Por último, reduza a velocidade e junte a farinha aos poucos, batendo apenas o suficiente para a massa ficar homogênea. Transfira a massa para a assadeira untada. Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos ou até que a massa comece a dourar. Enquanto isso, abra a lata de leite condensado cozido. 

Umedeça um pano de prato limpo, estique sobre uma superfície de trabalho e polvilhe com açúcar. Retire o bolo do forno e vire sobre o pano. Regue o bolo ainda quente com o leite morno. Espalhe o doce de leite em uma camada uniforme. Vá erguendo o pano e enrolando o bolo. Transfira para um prato de rocambole, polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário