Mercado de Budapeste

Estive na Hungria há um tempo atrás e como sou fã dos mercados, não poderia deixar de visitar o Mercado Central de Budapeste ou Nagy Vasarcsannok, na língua local.

Como bom mercado popular, é simples, organizado e extremamente limpo! Uma peculiaridade o torna único: a quantidade de "Páprica"! O tempero é a marca do país. Eu, particularmente nunca tinha visto páprica in natura, só mesmo aquele temperinho em pó! É uma especiaria obtida através do pimentão, depois de seco e moído.

No interior da construção metálica, obra de Gustaf Eiffel, o mesmo que projetou a Torre Eiffel, encontramos carnes, embutidos, condimentos, bebidas, frutas, legumes, muito artesanato típico e presentes também.

Ah! Aproveitando o tema, o prato tipicamente húngaro é o Goulash, um  caldo grosso feito de carne e batata, e que usa bastante a páprica. A cerveja artesanal também é excelente, assim como o vinho Tokaji Aszú. Chamado de “o vinho dos reis e o rei dos vinhos”, que era o preferido do compositor alemão Ludwig van Beethoven, do rei francês Luís XIV e do Czar russo Pedro, o Grande.

Vamos dar um passeio por esse mercado? Espero que gostem!

Beijos e até o próximo post.
Letícia






Comentários