Receita de bolo molhadinho de laranja com amêndoas e canela

Como comentei aqui, durante a nossa promoção de aniversário recebemos receitas de dar água na boca, e, por isso, a escolha foi muito difícil.

Hoje mostro a vocês uma das receitas finalistas e uma das minhas preferidas: o bolo molhadinho de laranja com amêndoas e canela, enviado pela Elaine. 

Elaine, também estou numa fase "boloholic" e fiquei "aguando" com esta receita. Não vejo a hora de testar! Obrigada pela sua participação e continue sempre a nos presentear com suas deliciosas inspirações!

Segue o texto da Elaine e a receita. Um beijo,
Luciana

"Sou uma "boloholic", ou seja, adoro fazer bolos. Para mim, o fim de semana começa quando sai do forno um bolo quentinho, que vai muito bem acompanhado com café ou uma xícara de leite. Por esse motivo, quando vi esta receita fiquei literalmente babando e quis experimentar em casa. Trata-se de uma receita retirada do livro "Cozinha de Estar: receitas práticas para receber", da simpática e talentosa Rita Lobo, publicado em 2012. 

O bolo encharcado de laranja, com farinha de amêndoa e canela tem uma vantagem: pode ser servido também como sobremesa. Conforme descrito no livro, "tem sabor elegante, textura delicada e macia, um bolo cheio de personalidade! A receita deve ser preparada na véspera, porque assim a massa consegue absorver toda a calda de laranja. É ótimo para comemorações e funciona muito bem para finalizar o jantar. Um detalhe: o bolo é encharcado mesmo, não apenas molhadinho. Assim, deve ser desenformado em um prato de bolo fundo, com abas altas, ou numa saladeira grande. 

Fiz esta receita duas vezes e recebi muitos elogios. Esperem que gostem!

Receita de bolo molhadinho de laranja com amêndoas e canela
(Rita Lobo)
Ingredientes para a massa

  • 8 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 3/4 de farinha de amêndoa (200 gramas)
  • raspas da casca de duas laranjas-baía (se estiverem verdes o bolo fica mais amargo)
  • 2 colheres chá de canela em pó
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhas a fôrma.

Modo de preparo

1) Com manteiga, unte uma fôrma redonda média, de preferência com aro removível ( sem furo no meio). Polvilhe com farinha de trigo e retire o excesso. Preaqueça o forno a 180 graus.

2) Separe as claras das gemas. Coloque as claras na tigela da batedeira e as gemas em outra tigela grande, onde caibam todos os ingredientes. 

3) Junte o açúcar, a canela as as raspas de laranja às gemas e misture muito bem com uma colher ou com um batedor de arame. Por último, misture a farinha de amêndoa. Uma dica: caso não encontre a farinha de amêndoa à venda, compre 200g de amêndoa sem pele e bata no processador ou no liquidificador até formar uma farinha. Eu achei no Mercado Central de BH.

4) Na batedeira, bata as claras em neves até que fiquem firmes. Retire e misture apenas 1/3 delas à massa. Com uma colher ou batedor de arame, misture bem. Junte o restante das claras e incorpore com uma espátula: faça movimentos circulares, de baixo para cima, delicadamente, mas sem demora. O bolo não leva fermento, então será justamente o ar das claras em neve que dará leveza à massa. 

5) Transfira a massa do bolo para a fôrma preparada e leve ao forno para assar por 30 a 40 minutos (cada forno é um forno). Use o truque do palito para saber se a massa está assada.

6) Retire do forno e espere esfriar para desenformar. Depois de uns 20 minutos passe uma faca de ponta redonda na lateral, entre a fôrma e o bolo, e abra o aro.

Ingredientes para a calda

  • 2 xícaras chá de suco de laranja fresco
  • 1 xícara chá de açúcar
  • 1 laranja-baía em gomos

Minha dica: caso queira um bolo menos doce acho que pode reduzir a quantidade de açúcar ou simplesmente não colocar. E no livro uma dica interessante de um leitor é acrescentar uma dose de licor de laranja à calda.

Modo de preparo

1) Numa panela leve o suco de laranja ao fogo médio. Quando começar a ferver, desligue. Junte o açúcar e misture bem, até que tenha dissolvido. 

2) Quando o bolo esfriar, regue com a calda. Depois de algumas horas, a massa terá sugado toda a calda. Se quiser, decore com gominhos de laranja e folhas de hortelã. Totalmente opcional. No que eu fiz, como tratava-se de uma comemoração, coloquei flores naturais por cima já na hora de servir, apenas para decorá-lo!

Elaine Resende"





Comentários

  1. E eu tive o prazer de experimentar essa delícia e estava realmente divino!!!
    Muito encharcado e saboroso!! Recomendo demais para quem gosta de experimentar novas receitas, sem dúvida, vai agradar a todos.
    Obrigada Nany pela noite mega especial!!!
    E parabéns pelos 2 anos de blog meninas, vocês arrasam demais!!!
    Beijo grande

    ResponderExcluir

Postar um comentário