A Mágica da Arrumação

Começo de ano é sempre uma boa ocasião para fazer uma arrumação geral na casa, que vai garantir um ambiente gostoso o ano todo. Sabia que quando você coloca a casa em ordem, também organiza a sua vida? "Rodeado apenas do que ama, você se torna mais feliz e motivado a buscar o estilo de vida que sempre sonhou". Esta é a essência do método de arrumação KonMarie, um "estilo de organização que transforma sua maneira de pensar e evita que a bagunça retorne".

Ganhei de presente da minha mãe o livro "A Mágica da Arrumação", da japonesa Marie Kon, que me conquistou logo nas primeiras páginas. Ela resume a organização em duas tarefas básicas: decidir o que será mantido e definir um lugar específico onde cada coisa será guardada. Para escolher o que será mantido, basta responder à seguinte pergunta: "Isso me faz feliz?" Se a resposta for sim, o item deve ser mantido, caso contrário, deve ser descartado. Outro ponto importante é que a organização deve ser feita por categorias e não por cômodo (ou localização). Assim, a sequência sugerida para uma arrumação eficiente é a seguinte: roupas, livros, papelada, itens variados e itens de apego emocional.

Fiquei tão entusiasmada com as dicas de organização apresentadas no livro que já coloquei várias em prática. Organizei todas as minhas roupas, dos meus filhos e os livros também. Pela primeira vez resolvi aproveitar os livros escolares do meu filho mais velho para o meu filho mais novo. Nunca tinha feito isso antes! Os livros estavam guardados, muito bem cuidados e conservados, com pouquíssima coisa escrita. Ao fazer a organização, vi que era impossível não reaproveitá-los. Por que estavam guardados? Não era este o principal objetivo? Resultado, fiz uma boa economia nas compras de material escolar este ano! 

Nos próximos dias, aproveitando o final das férias, pretendo continuar a organização da minha casa, seguindo a sequência sugerida. Fica a dica! Vale a pena conferir e aplicar o método KonMarie! Um beijo,
Luciana



Foto: Reprodução


Comentários