Um passeio pela “VISTA ALEGRE”

O texto de hoje é um presente dos nossos pais. O texto, delicioso, é da Mãe e a fotografia, do pai, que na última vez em Lisboa, visitaram a loja das porcelanas Vista Alegre, e já pensando no Blog, fizeram a matéria.

Espero que gostem e que incluam o passeio no roteiro, quando estiverem em Lisboa!

Letícia e Luciana

"Minhas filhas me pediram um texto sobre o meu aparelho de jantar muito especial, que venho adquirindo há algum tempo, em breves passagens por Lisboa, ao retornar de outras viagens mundo afora.
É impossível falar muito resumidamente sobre Lisboa, cidade que aprendi a amar como se deve amar alguém com quem temos laços de sangue. Em Lisboa, eu me sinto à vontade, acolhida e com disposição para subir e descer suas ladeiras centenárias, algumas vezes a bordo do "Electrico 18" ou mesmo a pé, com a determinação de quem quer espiar em cada canto, as belezas desta cidade. 

E foi nesse ir e vir que entrei pela primeira vez na Loja Vista Alegre, no movimentado bairro do Chiado. A loja é linda e desde o primeiro momento a gente se perde admirando os cristais, as louças e os aparelhos de jantar. Claro que eu como dona de casa "de carteirinha" que sou, fiquei encantada com todos os conjuntos. Nem imaginava ou cogitava em formar algum. Mas meu marido, que também gosta de coisas pra nossa casa logo percebeu meu interesse e disse pra eu escolher um aparelho, porque iríamos trazer algumas peças. E foi assim que fizemos a primeira compra.  

O nosso aparelho é da linha "Viana". Fiquei morta de medo que chegasse aqui no Brasil todo em pedaços. Mas além de terem feito uma excelente embalagem na loja, fomos orientados a despachar no aeroporto, no setor de "embalagens fora de formato". Assim, há uma certa garantia (que não é total) de que estes pacotes irão em locais mais seguros e que não serão jogados desajeitadamente, como são nossas pobres malas. 

Pois bem, voltando ao aparelho de jantar, entre tantas opções, eu gostei mais dessa linha, por representar com muita autenticidade as cores e padrões da louçaria portuguesa e dos painéis dispostos em muros conventuais e museus. As cores azul royal e amarelo formaram um conjunto harmonioso mas ao mesmo tempo alegre, proporcionando mesas clássicas, com um toque de modernidade. 
Um aparelho de jantar "com história" pra mim, será sempre um legado que quero transmitir aos filhos sobre as viagens, o prazer que temos em conhecer outras culturas, em enriquecer-nos culturalmente com a arte dos nossos antepassados. 
A mesa sempre foi pra mim um lugar muito especial no dia-a-dia em família e certamente o aparelho comprado em Lisboa falará por mim... 
Lelena"





Comentários

  1. Meninas,

    Continuo acompanhando e curtindo muito o blog de vcs, mas não tenho comentado, por total falta de tempo.
    Mas como não comentar um texto escrito pela minha super amiga Lelena.... como não se deliciar com suas palavras.... completadas com as fotos do João...fiquei até com vontade de visitar a "Vista Alegre"!
    Sei o tanto que a Lelena curte uma mesa caprichada e farta, e não poupa trabalha para isso. Mas sei também que o principal motivo desse capricho é o fato de estar perto das pessoas que ela ama!
    bjs
    Angela Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada melhor que o coração de uma verdadeira amiga, para entender o que se passa conosco. É isto mesmo que vc falou: puro prazer em estar junto dos que eu amo! Obrigada pelo carinho de sempre, e por continuar apoiando as "minhas meninas"

      Excluir
  2. Hoje vou pedir licença a minhas amigas blogueiras e render meus parabéns e admiração pela Helena, nossa vovó Lelena - aqui também peço permissão porque me sinto, de algum modo, da família!

    Texto tão suave, delicado e cheio de afeto que dá vontade de ler e reler muitas vezes. E se um bom escritor é aquele que nos coloca na cena dos acontecimentos, eu literalmente embarquei nesse passeio e também sai com minhas embalagens da Vista Alegre! Agora, é só por à mesa! Rsss

    Parabéns, que vocês possam se reunir muitas vezes em torno da mesa e celebrar a vida e a família!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine querida.
      Que delícia de mensagem, e saber que vc embarcou nessa minha "viagem" me fez muito feliz. Vcs são jovens e se Deus quiser ainda curtirão muito as terras de além mar. Beijos saudosos.

      Excluir
  3. Texto extremamente delicado, encantador e cheio de carinho, assim como é a autora desse post tão especial! Seja sempre muito bem-vinda ao nosso blog, querida vovó Lelena! É um presente para nós termos você e o vovô João aqui bem pertinho. Obrigada, mais uma vez! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Andreia,
    O prazer em estar junto com vocês nesse blog que eu amo tanto,é todo meu. Assim como vocês aprecio tudo o que diz respeito à uma casa "com alma", boa mesa, receitas gostosas, acolhimento, enfim tudo o que vocês tão lindamente nos propõe. Beijos e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário