Azulejo Português

A palavra "azulejo" é de origem árabe: azzelij (ou al zuleycha, al zuléija, al zulaiju, al zulaco) e significa pequena pedra polida. Porém, é muito comum associar esse termo com a palavra azul (termo persa لاژورد: lazhward, lápis-lazúli) já que grande parte da produção portuguesa de azulejo se caracteriza pela predominância da cor azul. (* Fonte de pesquisa: wikpedia)

Sempre que eu penso em azulejos, são os portugueses, que vem à minha mente. E sobre eles não há dúvida que estão em alta. A opção por essa estampa, seja na moda, na arquitetura ou até à mesa, será uma escolha acertada! Podem acreditar!

Vejam que charme ficou essa mesa. Usei toalha branca, sousplat de madeira com tecidos em estampa portuguesa e aproveitei para estrear o aparelho jantar que ganhei de presente de dia das mães, branquinho, branquinho! Muitas vezes precisamos de algo bem clean pra fazer as mesas né? Pra completar, usei taças azuis e porta guardanapos de Hortênsia, feitos pela minha irmã Luciana.

Eu adorei o resultado! E vocês, o que acharam? Quero saber a opinião de vocês! Beijos e até a próxima.
Letícia








Comentários

  1. Ficou muito elegante, sem dúvida. Essas peças (sousplats) são da Aparechitas? Realmente, a estampa em estilo "azulejo português" incrementou muito a proposta.

    Cumadre, outro dia estava pensando, vendo os posts do blog, se o uso de jogos americanos e de sousplats tinha aposentado de vez as toalhas de mesa. Pelo visto não! Dá para compor a mesa com os dois elementos desde que, claro, se harmonizem. Eu mesma tenho algumas toalhas de mesa que não abro mão, ainda que tenham caído em desuso. Elas me lembram as mesas que nossas avós e mães faziam, quando praticamente o único elemento decorativo eram as toalhas.

    De todo modo, eu ainda tenho dúvidas: no caso de uma tolha de mesa estampada ou bordada, além das de renda, richilieu etc, vale colocar também os sousplats ou devemos ir direto para os pratos?

    Ah, desafio para vocês!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ei Cumadre!

    Que bom que gostou da mesa! Os sousplats são da Aparechitas sim.

    Em relação a sua dúvida, eu acho que os sousplats vão muito bem com toalhas e jogos americanos também... Na verdade, não existe regra! Se a toalha for estampada ou bordada, como vc perguntou, acho que os souplats lisos acompanham muito bem.
    Qdo uso jogos americanos, na maioria das vezes, opto por não colocar toalha junto. Eles bastam.

    Nesse dia, achei que a toalha era interessante para suavisar a minha mesa que tem o tampo preto....

    Lu e Déia, vcs concordam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei meninas, tudo bem? Concordo com você sim, Lê. É exatamente isso. Podemos usar toalhas e jogos americanos com sousplats sem problema algum. O que temos que pensar sempre é em não sobrecarregar a mesa com muitas estampas ou cores que podem acabar brigando entre si. Às vezes, menos é mais! No caso das toalhas de renda ou bordadas, também podemos usar os sousplats sem problemas. Nany, depois mostra pra gente suas mesas prontas. Aposto que ficarão lindas! Beijos.

      Excluir
    2. Concordo com vocês. O importante é buscar equilíbrio e harmonia entre todos os itens da mesa. Gosto de usar toalha ou jogo americano e ambos podem ser acompanhados de sousplat. Se a toalha ou jogos americanos forem mais neutros, o sousplat pode ser estampado e vice-versa. Um beijo, Luciana

      Excluir
  3. TT,
    Os azulejos portugueses tem um pouquinho a ver com a sua história. Seu avô foi um dos primeiros a comercializá-los aqui em BH, e eu cresci apreciando os detalhes deles!
    A mesa ficou linda. Adoro as coisas da "Aparechitas"! Sempre decoram com muito charme as mesas.

    ResponderExcluir
  4. Que legal Mãe! Tinha me esquecido desse detalhe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário