sexta-feira, 2 de maio de 2014

Chancliche, o queijo árabe ideal para aperitivos

Ei pessoal, tudo bem? Hoje vou compartilhar com vocês um petisco que fiz pela primeira vez lá em casa e que foi um sucesso! É o Chancliche, um tipo de queijo árabe feito com leite de vaca ou ovelha, original da Síria e do Líbano. É servido em bolas normalmente envolvidas em zaatar - um preparado de várias ervas, principalmente de tomilho.

A textura e o sabor do Chancliche variam de acordo com a região, a idade e os temperos utilizados. Quando frescos, possuem uma textura e sabor mais suaves. Após a maturação, tendem a tornar-se mais fortes e duros. Em Belo Horizonte, são encontrados em casas especializadas em produtos árabes ou em grandes supermercados como Verdemar e Super Nosso. Podem também vir com sabores adicionais como, por exemplo, tomate seco.

O Chancliche é normalmente comido amassado, misturado a tomate e cebola picados finos e azeite.E foi assim que eu fiz essa opção de entradinha. Eu separei as bolas de queijo com as mãos e coloquei em dois potinhos. Em uma frigideira misturei azeite português, açafrão espanhol e cebola picadinha bem miúda. Deixei essa mistura ferver um pouco até a cebola amolecer e joguei por cima do Chancliche. A cebola ficou com uma cor intensa vermelha e super saborosa. Meus amigos não acreditaram quando eu disse que era cebola. Risos. Como acompanhamento, servi torradinhas de pão árabe.

Todos amaram o petisco. Além de ser uma novidade lá em casa, ficou extremamente lindo, saboroso e é super fácil de fazer. Espero que gostem da dica.Pode ser uma boa opção para este final de semana. Um beijo! 
Andreia






4 comentários:

  1. Bom dia Deia !!! ...e as torradas como vc fez?...se já comprou pronta qual a marca?
    Bjxxxtati....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Tati, tudo bem? As torradas já comprei prontas e são da marca Arabeske. Mas você encontra em supermercados de outras marcas à sua escolha também.Beijos.

      Excluir
  2. Delícia amiga!! Amo esse queijo...Tá no sangue!!! E essa forma de servir, sensacional. Você arrasa, sempre!! Bjos Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cris. Elogios vindos de uma amiga e cheff profissional como você me deixam muito lisonjeada. Adorei! Obrigada. Beijos

      Excluir