Chancliche, o queijo árabe ideal para aperitivos

Ei pessoal, tudo bem? Hoje vou compartilhar com vocês um petisco que fiz pela primeira vez lá em casa e que foi um sucesso! É o Chancliche, um tipo de queijo árabe feito com leite de vaca ou ovelha, original da Síria e do Líbano. É servido em bolas normalmente envolvidas em zaatar - um preparado de várias ervas, principalmente de tomilho.

A textura e o sabor do Chancliche variam de acordo com a região, a idade e os temperos utilizados. Quando frescos, possuem uma textura e sabor mais suaves. Após a maturação, tendem a tornar-se mais fortes e duros. Em Belo Horizonte, são encontrados em casas especializadas em produtos árabes ou em grandes supermercados como Verdemar e Super Nosso. Podem também vir com sabores adicionais como, por exemplo, tomate seco.

O Chancliche é normalmente comido amassado, misturado a tomate e cebola picados finos e azeite.E foi assim que eu fiz essa opção de entradinha. Eu separei as bolas de queijo com as mãos e coloquei em dois potinhos. Em uma frigideira misturei azeite português, açafrão espanhol e cebola picadinha bem miúda. Deixei essa mistura ferver um pouco até a cebola amolecer e joguei por cima do Chancliche. A cebola ficou com uma cor intensa vermelha e super saborosa. Meus amigos não acreditaram quando eu disse que era cebola. Risos. Como acompanhamento, servi torradinhas de pão árabe.

Todos amaram o petisco. Além de ser uma novidade lá em casa, ficou extremamente lindo, saboroso e é super fácil de fazer. Espero que gostem da dica.Pode ser uma boa opção para este final de semana. Um beijo! 
Andreia






Comentários

  1. Bom dia Deia !!! ...e as torradas como vc fez?...se já comprou pronta qual a marca?
    Bjxxxtati....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Tati, tudo bem? As torradas já comprei prontas e são da marca Arabeske. Mas você encontra em supermercados de outras marcas à sua escolha também.Beijos.

      Excluir
  2. Delícia amiga!! Amo esse queijo...Tá no sangue!!! E essa forma de servir, sensacional. Você arrasa, sempre!! Bjos Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cris. Elogios vindos de uma amiga e cheff profissional como você me deixam muito lisonjeada. Adorei! Obrigada. Beijos

      Excluir

Postar um comentário