Nhoque de batata baroa

Testei, no último final de semana, uma receita da Rita lobo, que ficou uma delicia! Ao invés do tradicional nhoque de batata, este é feito com batata boroa (ou mandioquinha), que dá um sabor mais marcante ao prato. Para o molho, a sugestão é manteiga e sálvia. Se preferir, o molho pesto ou à bolonhesa também ficam ótimos! Como eu não tinha em casa a sálvia fresca, fiz o molho de manteiga (sem sálvia) e também o molho pesto. Aprovado! Segue a receita. Espero que gostem! Um beijo,
Luciana


Nhoque de mandioquinha (ou batata-baroa) com molho de manteiga e sálvia
Rita Lobo - Cozinha Prática

Ingredientes
  • 1,5 kg de mandioquinha (batata-baroa)
  • 2 gemas
  • 1 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga
  • 1 maço de sálvia
  • 1 colher (sopa) de sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Lave, descasque e corte cada mandioquinha em 3 pedaços. Transfira para uma panela grande e cubra com água. Leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos, até ficarem macias - espete com um garfo para verificar o ponto.
  2. Transfira as mandioquinhas para uma peneira e deixe escorrer bem a água. Sobre uma tigela, passe as mandioquinhas, ainda quentes, por um espremedor de batatas e tempere com o sal.
  3. Acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo para resfriar a mandioquinha - isso evita que, ao incluir as gemas, elas não cozinhem com o calor..Adicione as gemas e amasse bem. Junte o restante da farinha aos poucos, até dar ponto. Para verificar o ponto da massa: com as mãos limpas, separe uma porção da massa e tente modelar uma bolinha sem que grude nas mãos. A quantidade de farinha de trigo utilizada na receita pode variar - evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver farinha na hora de modelar.
  4. Para modelar os nhoques: polvilhe a bancada com farinha de trigo. Retire uma porção de massa e, com as mãos, faça rolinhos de cerca de 1 cm de diâmetro. Com uma faca (ou espátula) corte os rolinhos a cada 2 cm. Transfira os nhoques para uma assadeira grande (ou refratário) polvilhada com farinha e reserve. Repita o processo com toda a massa.
  5. Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande com óleo. Assim que a água ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal.
  6. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques por vez na água fervente. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques, escorrendo bem a água pela escumadeira e transfira para a assadeira untada com óleo. Cozinhe o restante dos nhoques e não despreze a água do cozimento - ela vai ser utilizada para fazer o molho.
  7. Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, junte ½ colher (sopa) de manteiga e adicione cerca de 30 nhoques. Deixe por 1 minuto de cada lado para dourar por igual. Transfira para uma travessa e doure o restante dos nhoques, adicionando manteiga a cada leva.
  8. Depois que dourar todos os nhoques, diminua o fogo da frigideira para baixo e acrescente 4 colheres (sopa) de manteiga. Assim que derreter, junte as folhas de sálvia e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto para perfumar. Desligue o fogo e acrescente 1 concha da água do cozimento do nhoque. Faça movimentos circulares com a frigideira para misturar e formar um molho liso - não mexa com uma espátula, a gordura da manteiga pode separar do molho.
  9. Regue os nhoques dourados com o molho e as folhas de sálvia. Sirva a seguir.



Comentários