Salada de bacalhau

Como já disse a vocês, meus pais são portugueses e, apesar de estarem há muitos anos no Brasil, fazem questão de manter as tradições da terrinha, principalmente no quesito gastronomia.

Minha mãe, que tem mãos de fada para a cozinha, faz pratos maravilhosos e, em sua maioria, o tradicional bacalhau é o ingrediente principal. Costumamos comer vários tipos de pratos com o bacalhau. Entre eles, os famosos “Bacalhau a Zé do Pipo”, “Bacalhau a Natas”, “Bacalhau a Gomes de Sá”, "Bacalhau a Cheff".

Outro dia, cheguei em casa e queria uma comida gostosa, mas leve. Logo lembrei da minha mãe, que sempre recorre ao bacalhau quando está em dúvidas sobre o que preparar para o jantar. Risos. Então decidi fazer uma salada de bacalhau que, na minha opinião, é gostosa, prática, fácil de fazer e muito leve.

Como já tinha bacalhau demolhado e dessalgado em casa, retirei a pele e espinhas (essa é a parte mais chata), desfiei com as mãos em pedaços grandes, acrescentei cebola fatiada fina, azeitonas pretas e verdes, muito azeite e pimentões verdes e amarelos, cozidos e em fatias finas (eu também gosto muito de usar o pimentão vermelho, que deixa sempre o prato mais colorido, mas não tinha em casa dessa vez). Pronto! Fiquem tranquilos que não errei na receita não. Nessa salada, o bacalhau é cru mesmo! 

Como acompanhamento, coloquei fatias de pão e, claro, vinho tinto português. E vocês, também gostam de bacalhau? Como costumam prepará-lo? Contem pra gente! Um beijo, 

Andreia





Comentários

  1. Eu estava aqui pensando...nunca comi seu bacalhau. Absurdo!! kkk Tenho uma amiga quase portuguesa e nunca comi bacalhau que ela tenha feito. Ah nem...! Brincadeira viu amiga!(mais ou menos...rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca comi!!!! Isso é um protesto e um bom pretexto para o nosso encontro, Cris!!!

      Excluir
    2. Ei Cris! Que falha grave. Rs. Vamos combinar um encontro lá em casa em breve! Beijos.

      Excluir
    3. Vamos combinar um encontro lá em casa então para vocês se conhecerem. Estou até com medo disso. kkkkk. Brincadeira amigas. Vai ser ótimo! Beijos.

      Excluir

Postar um comentário