Mesa de Castelo

O post de hoje é sobre o Castelo de Villandry, no Vale do Loire/França, região maravilhosa que abriga mais de 300 Castelos.

O Castelo de Villandry é famoso por seus jardins. Foi construído em 1536 e preserva até hoje o seu estilo arquitetônico renascentista. Pertenceu a várias famílias e hoje é um castelo privado, administrado pelos herdeiros do espanhol Joaquim Carvallo.

Os jardins, lindíssimos, representam as várias formas do amor. Achei tão interessante, que quero compartilhar com vocês essa curiosidade:
* O amor terreno - é simbolizado por corações separados por pequenas chamas. No centro, aparecem as máscaras utilizadas nos bailes.
* O amor apaixonado - integra também corações, mas desta vez, quebrados pela paixão e entrecruzados, para evocar o ritual da dança.
* O amor volúvel - onde as quatro leques nos cantos, asas de borboletas e no centro mensagens de amor simbolizam a leveza dos sentimentos.
* O amor trágico - os desenhos representam as lâminas de punhais e os gládios utilizados nos duelos causados pelas rivalidades amorosas. As flores plantadas são vermelhas e simbolizam o sangue derramado.

Mas além dos jardins, outra coisa chamou minha atenção: a mesa!!! E como nosso assunto predileto, aqui no blog, é mesa, não poderia deixar de postar essa. Alguém me explica, por favor, o porquê desses talheres virados pra baixo? Deve ter algum motivo, mas eu, sinceramente, não sei qual é! De toda forma, fica aí a inspiração de uma mesa literalmente de um castelo: toalha longa em tecido adamascado, porcelana lindíssima, talheres de prata, taças de cristal e candelabros espalhados pela mesa. Espero que gostem do post e que me ajudem a desvendar esse mistério! Até a próxima!!!

Letícia







 

Comentários