O significado das cores

Eu adoro arrumar mesas coloridas! A alegria das cores contagia o ambiente e proporciona estímulos diferentes à nossa vida. As cores trazem um clima descontraído e divertido à mesa e permitem várias combinações entre elas. Além disso, cada cor tem um significado. 

Amarelo: é a cor da luz, estimula a comunicação, a mente e abre o apetite.

Laranja: associada ao fogo, está relacionada à coragem, ao intelecto e à mente. Estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação.

Vermelho: é a cor do fogo, deve ser usada com cautela e em pequenas doses, pois é bastante estimulante e excitante. Estimula o relacionamento afetivo, sucesso, autoestima, fama e prosperidade, apetite e comunicação.

Rosa: é a cor do amor, ternura e romance. Uma curiosidade sobre este tom, em geral a pessoa ama ou odeia.

Lilás / violeta: cor que traz paz de espírito, tranquilidade e sossego. Tons mais azulados estimulam a espiritualidade e a meditação. Já os rosados tem efeito purificador.

Azul: é a cor da água, tem efeito calmante e tranquilizante, levando as pessoas à interiorização e meditação.

Verde: é a cor das plantas, símbolos de vida, energia e crescimento. Traz sensação de saúde e bem estar. É uma cor refrescante, que acalma, traz esperança e satisfação.

Branco: é a cor da paz, da espiritualidade, da pureza, da inocência e da limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro.

Preto: é a absorção de todas as cores da radiação luminosa. Significa nobreza, seriedade, elegância, luxo, sofisticação e também reverência e tristeza.

Nessa mesa usei jogos americanos, guardanapos e porta guardanapos coloridos, sendo cada lugar de uma cor: amarelo, laranja, vermelho, rosa, azul ou verde. Para equilibrar e harmonizar as cores, usei pratos brancos, sousplats de ratan e taças transparentes. No centro da mesa passadeira de linho bege com renda branca e arranjos de suculentas em cachepôs coloridos.

Agora que você conhece o significado das cores, use, abuse e experimente novas combinações. Tenho certeza que as suas mesas ficarão lindas, alegres e com um sentido especial! Um beijo, 
Luciana






Comentários