Carpaccio, o irresistível antepasto italiano

Ei pessoal, tudo bem? Eu não sei quanto a vocês, mas eu amo carpaccio. Esse prato de origem italiana, feito a partir de carne crua, cortado em fatias finas, é uma ótima opção para ser servido como um aperitivo ou antepasto.

Sempre tenho aqui em casa, pois, além de fácil de fazer, acho que é super leve e acompanha bem com uma salada, torradinhas, omelete. Enfim... amo com tudo. Risos.

As famosas lâminas bem finas de carne crua ganharam o paladar das pessoas, e hoje já existem muitas variações. Podemos encontrar carpaccio de polvo, palmito pupunha, peixe ou o tradicional de carne bovina, na maioria das vezes feito com o lagarto.

Preparar o carpaccio é muito fácil. Descongele as lâminas e coloque num prato ou a vasilha que escolher. Gosto de espremer um pouco de limão por cima, pois acho que a carne fica mais saborosa. Faço um molho a base de azeite, mostarda e alcaparras e jogo por cima da carne marinada com o limão. Depois, acrescento lâminas de queijo grana padano ou parmesão. Em alguns casos, coloco também folhas de rúcula e um fio de aceto balsâmico.

Acompanhados de pão italiano, ciabatta ou torrada são irresistíveis. Tenho certeza que seus convidados irão adorar. Os meus, amam! Ah, mas uma dica: sempre pergunte antes se seus convidados comem carne crua ou tenha outras opções para servir, pois alguém pode não gostar, ok? Se fizer, depois me conte, tá! Um beijo,

Andreia






Comentários

  1. Também adoro carpaccio!! E eu gosto assim, com rúcula. Adorei também o aparelho de jantar...rs. Bjs amiga e ótimo final de semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cris! Eu também sou muito fã de carpaccio. Acho que combina com tudo. Rs. Beijos e ótimo final de semana para você também. Aproveite muito! Beijos.

      Excluir
  2. Andreia,
    Também amo carpaccio. Vc tem indicação de algum lugar que vende marca boa de carpaccio, na pampulha?
    Tenho uma dica de carpaccio vegetariano que comi na casa de uma amiga: corte rodelas ultra finas de abobrinha italiana e coloque-as no prato. Por cima coloque azeite, alcaparras e queijo parnesão (ralado grosso). Fica muito gostoso!
    bjs
    Angela Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Angela! Que bom receber um recadinho seu! Estava sentindo saudades! Olha, lá na Pampulha eu compro carpaccio no Spazio Gourmet (Av. Coronel José Dias Bicalho) ou na Adega Pampulha (Av. Antônio Abraão Caram). Encontro sempre que preciso e são ótimos. Adorei a dica do carpaccio vegetariano. Deve ser delicioso! Vou fazer depois. Beijos e bom final de semana.

      Excluir
  3. Oi Andrea, obrigada pela dica! Vou comprar lá! O carpaccio de carne é mais gostoso do que o de abobrinha, mas achei interessante ter uma opção sem carne, pois atualmente vejo muitas pessoas que estão evitando carne vermelha (eu não!!!).
    Bjs e ótimo final de semana!
    Angela Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, esqueci de dizer que no Spazio Gourmet também tem carpaccio de salmão. Já comprei e gostei muito também! Beijos.

      Excluir
  4. Andreia,
    Mais uma vez, obrigada pela sua atenção! Bjs
    Angela Sampaio

    ResponderExcluir
  5. Aêeeeeeee!!!!! Atendendo a pedidos, né?
    Eu sou uma das convidadas que ama esse prato!
    Nunca fiz em casa, agora já posso tentar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário