Vale dos Vinhedos

Estive recentemente na Serra Gaúcha e conhecer o Vale dos Vinhedos foi pra mim uma experiência inesquecível!

O Vale fica entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. São mais de 30 vinícolas espalhadas por colinas cobertas por parreirais. Uma paisagem apaixonante! Ao longo do caminho você já vai sentindo o cheiro da uva…

Eu visitei várias vinícolas, entre elas a Casa Valduga, que foi, na minha opinião, a melhor de todas! Também visitei vinícolas menores, com produção mais artesanal, que são também imperdiveis. Fora do Vale dos Vinhedos visitei a Jolimont e a Ravanello. Falarei em outro post sobre a Ravanello, pois, vale a visita!

Em todas elas é possível fazer a visita guiada e conhecer todo o processo de elaboração do vinho: cultivo, colheita, vinificação, armazenamento, engarragafamento, envelhecimento, até chegar a comercialização.  E o melhor de tudo, é que ao longo desse percurso vamos degustando vinhos maravilhosos e comendo uvas dos parreirais!

Hoje mostro pra vocês algumas fotos desse passeio pela Casa Valduga

"A vinícola dedica especial atenção à elaboração dos espumantes e foi uma das primeiras vinícolas brasileiras a dominar e desenvolver o método champenoise de vinificação. Hoje possui a maior adega de espumantes da América Latina e investe em produtos com padrão de excelência já reconhecidos internacionalmente. Os tintos de guarda amadurecem em barris de carvalho franceses e americanos e no final do período passam para a cave apropriada, adquirindo um fino bouquet. Já os brancos repousam em tanques de aço inox durante curto período, para que mantenham os seus aromas primários e possam ser consumidos ainda jovens. A Casa Valduga também construiu o primeiro Complexo Enoturístico do Brasil e hoje é uma das maiores atrações do Vale dos Vinhedos, no município de Bento Gonçalves, a 120 quilômetros de Porto Alegre. Ao lado da Vinícola, instalou restaurantes e aconchegantes pousadas, com vista para os parreirais. Um lugar cercado de montanhas, a 671 metros de altitude e que guarda o encanto da cultura do vinho."

Espero que gostem! beijos
Letícia







  

Comentários

  1. Que delícia de viagem, realmente deve ser inesquecível conhecer um lugar assim!

    ResponderExcluir

Postar um comentário