Dicas para receber bem os convidados

Se tem uma coisa que adoro é receber pessoas queridas em minha casa! Acho tão gostoso preparar as coisas com carinho, arrumar uma mesa bonita, pensar no gosto e paladar dos amigos que chegarão. Tudo para que aquele momento seja o mais especial possível.

No dia em que montei essa mesa com o jogo americano em crochê amarelo, fiz um cardápio bem gostoso e, ao mesmo tempo, super simples. E é exatamente sobre isso que quero falar com vocês hoje. Não precisamos quebrar a cabeça pensando e elaborando mil receitas chiques ou difíceis. Pelo contrário! O sucesso do evento, na minha opinião, pode estar nas coisas mais simples. Basta fazer com carinho, deixar seus convidados à vontade e ter alguns cuidados.  

O primeiro passo é conhecer suas visitas, para saber as preferências ou restrições. Eu, por exemplo, tenho uma grande amiga que odeia salmão. Então, nunca posso pensar em servir a ela algo que tenha esse peixe. Outro exemplo é a Letícia, minha sócia e amiga, que é alérgica a camarão. Já imaginou se eu servisse a ela algo à base desse crustáceo? 

O cuidado também vale para as bebidas. Além de vinhos, espumantes e cervejas, sempre tenho sucos e refrigerantes, nas versões ligth e normal, além de água, já na geladeira. Pode ser que alguém, naquele determinado dia, não esteja bem para aceitar bebidas alcoólicas ou, então, esteja de dieta. Se os convidados são pessoas do seu convívio você já saberá o que gostam e o que não gostam. Agora, caso vá receber pela primeira vez, não se acanhe em perguntar se há alguma restrição alimentar. Isso mostra zelo e cuidado com seus convidados (e evita também um momento desconsertante depois). 

Como tenho uma filha pequena, e a maioria dos meus amigos também têm filhos, sempre tenho itens para oferecer a esses convidados mirins: sucos, pão de queijo, pipoca, sorvete. 

Bem, esses são alguns exemplos que temos que ter em mente ao pensar em receber pessoas em casa. Como já disse a vocês em outros posts, eu sempre tenho também alguns itens "coringa" que me ajudam em reuniões marcadas de última hora, como foi o caso dessa noite, em que tive pouco tempo para preparar as coisas. Sempre tenho carpaccio no congelador e duas opções de queijos, parma ou salaminho na geladeira. Já ajudam, e muito! 

Para essa noite, em que recebemos dois casais de amigos, preparei petiscos variados. Servi carpaccio, carne de panela ao molho madeira, tábua de queijos, patês de frango e ricota, beringela em conserva, amendoins crocantes, pão de queijo, ciabatta, torrada temperada, pão italiano e torresmo (juro que esse item foi coisa do meu marido, que disse que não resistiu à iguaria e que combinaria muito bem com a cerveja gelada que serviríamos. E não é que fez sucesso? Não sobrou nenhum torresmo para contar história. Risos).

De bebidas, servimos espumante, cerveja e vinho tinto. A parte doce ficou a cargo do irresistível sorvete de doce de leite, com ganache de chocolate e amêndoas e, para finalizar a deliciosa noite, o tradicional café Nespresso acompanhado de petit four.

E então, gostaram? Sei que o post foi longo, mas espero ter ajudado com as dicas. Se tiverem dúvidas ou quiserem sugerir algo, mandem para nós. Vamos adorar compartilhar as informações aqui com vocês, queridos leitores. Um beijo carinhoso e até o próximo post!
Andreia
    




  

Comentários

  1. Adorei as sugestões....
    Espero poder colocá-las em prática logo...logo.
    Fiquei com água na boca...
    A sobremesa então...
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai adorar os petiscos. E a sobremesa é super fácil de fazer. Depois me conta o que achou. Beijos.

      Excluir
  2. Adorei as sugestões....
    Espero poder colocá-las em prática logo...logo.
    Fiquei com água na boca...
    A sobremesa então...
    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário