Almoço harmonizado

Estive recentemente em Mendoza, na Argentina, para conhecer e visitar algumas vinícolas. Foi um passeio delicioso, que recomendo muito àqueles que, como eu, curtem o enoturismo.

Mendoza está aos pés da Cordilheira dos Andes, e é um importante pólo de produção de vinho e azeite, além de ser um dos mais importantes pontos turísticos da Argentina.

É conhecida como a “adega da Argentina”, responsável por 70% da produção vinícola da Argentina, ocupando o 5.º lugar no mundo. Contrastam gigantescas vinícolas com as melhores tecnologias do mundo, ao lado de pequenas cavas artesanais e familiares. 


As primeiras mudas de videiras, vieram do Chile através dos jesuítas, cruzando os Andes, porém só ganhou notoriedade com a chegada dos imigrantes italianos, espanhóis e franceses, no século XIX.

Uma de nossas escolhidas foi a vinícola Belasco de Baquedano, onde tivemos a oportunidade de participar de um delicioso almoço no restaurante Navarra. O menu de 5 etapas é projetado para harmonizar com os vinhos da adega e para alcançar a melhor expressão do Malbec em cada etapa. Além disso, a vista do restaurante é espetacular.



A seguir, os 5 passos do almoço, como sugestão e inspiração pra todos nós!

PRATO 1: Salada de abobrinha italiana com queijo e toques cítricos, creme de beterraba, brotos e pétalas de flores
Vinho: ROSA DE ARGENTINA (TORRONTES - 2013)

PRATO 2: Ovo confitado com azeite de oliva, sobre crocante de presunto cru y emulsão de pimentas.
VINHO: LLAMA (MALBEC 2016)

PRATO 3: Rolinho de acelga sobre creme de alho, folhas verdes, ervilhas frescas, nozes e uva passa.
VINHO: ARGUENTOTA

PRATO 4: Lombo de vitela assado sobre batatas cremosas, cogumelos e lâminas de abóbora, tomates confitados, legumes salteados e cebola grelhada com redução de vinagre balsâmico.
VINHO: SWINTO (MALBEC 2012)

PRATO 5: Pastelzinho caramelizado acompanhado de purê de maçãs verdes, com molho de laranja e baunilha, redução de Antracita e canela.
VINHO: ANTRACITA (ICE WINE - MALBEC)








Comentários