#TBT: Queijos e Vinhos

Hoje vamos rever essas dicas de como montar uma noite de queijos e vinhos, opção prática e deliciosa, que agrada a todos.

Para a decoração da mesa usamos jogo americano bege, da Bed Bath and Beyond, guardanapos de tecido com estampa de uva e porta guardanapos de uva, fofíssimos!

No centro da mesa, uma bandeja com rolhas e bolws em formato de folha para lembrar as folhas das parreiras... Espalhamos velas em pequenos castiçais para dar um clima a mais...

É importante destacar que, para essa mesa, os pratos devem ser de sobremesa, e os talheres, por consequência, também são os de sobremesa, já que serão consumidas pequenas porções.

A escolha das taças é item de extrema importância, já que os vinhos são também protagonistas da noite. Nessa ocasião, tínhamos opção de espumante, vinho branco e tinto para os convidados, por isso 4 taças estavam dispostas: a maior é sempre para água, depois vinho branco e a menor para o vinho tinto. A taça de espumante é a cumpridinha

Existem algumas regras a serem seguidas na hora de compor uma tábua de queijos:

• Escolha uma tábua feita dos seguintes materiais: madeira, vidro ou cerâmica. Evite pratos em metal, que podem interferir no sabor do queijo.

• Deixe os queijos fora da geladeira 1 hora antes de servir.

• Separe bem um queijo do outro, não deixe que eles se toquem. Coloque uma faca para cada queijo, para os sabores não se misturarem.

• Para a degustação ficar mais interessante diversifique os formatos, sabores e texturas.

• Uma tábua de queijos clássica deve ter pelo menos um queijo fresco (de cabra, de ovelha, de vaca), um mole (Brie, Camembert), um mais duro (Cantal, Comté, Parmesão) e um queijo azul (Roquefort, Gorgonzola). (fonte: Conexão Paris)


Usamos plaquinhas para identificar os queijos pelo nome e pelo país de origem. É uma ideia bem legal!
 

Bom, feito isso é só curtir a noite! E foi exatamente isso que fizemos nesse dia!!! Espero que curtam essas dicas! Até a próxima...

Letícia





Comentários