Risoto Milanês

Mais uma noite de risoto preparada com muito carinho para a minha família.

Dessa vez, fiz o autêntico risoto milanês, acompanhado de um delicioso medalhão de frango. Um prato simples, mas saborosíssimo!

Esse risoto é um clássico da cozinha italiana, tem essa coloração amarela, graças ao açafrão. 

“RISOTTO ALLA MILANESE”, como é tradicionalmente conhecido, foi criado em Milão, no ano de 1574, pelas mãos do mestre Valério de Fiandra, responsável pelos vitrais da catedral Duomo di Milano.

"Existem muitas lendas sobre as formas em que esse risoto foi criado. Uns dizem que o mestre Valério, por ciúmes da filha, deixou cair um pedaço de açafrão no risoto, durante os preparativos do casamento dela. Assim, sua intenção seria estragar o almoço da festa.

Outros acreditam que o mestre Valério usava o açafrão em seus vitrais para criar uma pigmentação amarelada, e num pequeno descuido, durante o intervalo para almoço, deixou cair um pouco de pigmento em sua comida, criando o risoto.

Outros, ainda, pensam que o mestre Valério atormentava seu principal aluno de arquitetura, porque ele gostar de trabalhar com pigmentos de açafrão. Como reação, para pregar uma peça, o aluno subornou um cozinheiro para que colocasse o produto no risoto do casamento da filha de seu mestre, deixando o arroz com a cor amarela. A brincadeira deu bom resultado, e os convidados adoraram a novidade.

Independente de qual história seja verdadeira, nascia, nesse momento, o mais tradicional de todos os risotos". (fonte: Portal Educação)

Pra quem quiser testar, deixo aí a receita:

Risoto Milanes

INGREDIENTES
1 xícara (chá) de arroz para risoto
6 pistilos de açafrão
¼ de de cebola picada fino
3 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de vinho branco seco
3 xícaras (chá) de caldo de frango
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

1. Coloque o caldo de frango numa panela e leve ao fogo alto.

2. Numa panela, aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga em fogo médio. Junte a cebola picada e refogue até dourar. Acrescente o arroz e refogue por uns 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente o vinho e mexa até evaporar. 

3. Acrescente o açafrão e vá colocando o caldo aos poucos, mexendo de vez em quando.

4. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Quando o risoto estiver bem cremoso, desligue o fogo e acrescente a manteiga restante e o parmesão ralado. Misture bem e sirva a seguir.








Comentários