Porcelana Mauá

A delicadeza dessa louça impressiona. É uma porcelana Mauá, uma das poucas lembranças que temos da casa do nosso avô. 

A Porcelana Mauá foi a primeira fábrica paulista a produzir porcelana fina de mesa. Fundada em 1937, em Mauá, distrito pertencente a São Bernardo do Campo, durante três décadas foi uma das mais importantes fábricas brasileiras do setor. 

A Porcelana Mauá foi uma das pioneiras na implantação do sistema de produção contínua utilizando carrinhos sobre trilhos para alimentação  das peças dentro do forno com temperaturas controladas. O ciclo contínuo de queima e resfriamento aprimorava a qualidade das peças, além de aumentar a produção e reduzir perdas por choque térmico. 

Em 1956 haviam onze galpões e edifícios verticalizados com três chaminés. Ainda no final da década, o número de galpões foi ampliado para dezesseis e depois para dezoito.

A partir da década de 60, a porcelana passou a ser substituída pelo vidro e pelo plástico, uma tendência de modernidade, com a mudança dos padrões estéticos e de praticidade nos utensílios domésticos. Além disso, com a chegada da indústria automobilística na região do ABC paulista, a mão se obra migrou para esse setor. Algumas fábricas de porcelana conseguiram resistir até os anos 70.

As atividades da Porcelana Mauá foram encerradas em 1968, depois de três décadas de existência. Peças produzidas pela Porcelana Mauá fazem parte do acervo do Museu Barão de Mauá. 

(fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Porcelana_Mau%C3%A1)

A mesa ficou linda, e esse "ar retrô" nos faz lembrar a história da nossa família.

Até o próximo post, 

Letícia e Luciana







Comentários