O post de hoje, além de homenagear o dia das crianças, é sugestão da Fabiana, nossa amiga e leitora, que promoveu aquele maravilhoso Encontro Gourmet.
O tema é interessante e é realmente mágico ter as crianças por perto na hora em que vamos preparar os alimentos. Isso estimula, incentiva e desenvolve habilidades que nem podemos imaginar!
A receita desse delicioso bolinho de limão foi extraída do programa Cozinha Caseira de Annabel e é mesmo um convite para cozinhar com os pequenos! Então não vamos perder mais tempo! Mãos à obra! Um ótimo domingo e um Feliz dia das Crianças pra todos vocês!
Beijos e até amanhã
Letícia
Cupcakes de Limão e Merengue
[rende 12 unidades]
Ingredientes da massa:
200g de açúcar;
100g de manteiga sem sal, amolecida;
2 ovos;
1 colher de sopa de raspas de limão siciliano;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
15ml de suco de limão;
150g de farinha de trigo;
Uma pitada de sal;
2 colheres de chá de fermento em pó;
240ml de leite integral.
Ingredientes do curd de limão:
Raspas de 1 limão siciliano;
125ml [meia xícara] de suco de limão siciliano;
1/2 xícara de açúcar refinado;
1 ovo mais 1 gema;
4 colheres de manteiga sem sal em temperatura ambiente.
Ingredientes do merengue:
240g de açúcar;
25ml de água;
4 claras;
1 colher de chá de suco de limão.
Preparo da massa:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Forre 12 fôrmas para bolinhos com forminhas de papel. Reserve.
Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até obter um creme claro e fofo. Adicione os ovos, um a um, sem parar de bater. Junte as raspas, a baunilha e o suco de limão.
À parte, misture os ingredientes e vá incorporando à massa, alternando com o leite.
Divida a massa nas forminhas e leve ao forno por 20 minutos, até dourar a superfície.
Deixe esfriar completamente.
Preparo do curd:
Em uma panelinha de fundo grosso, ferva o suco de limão, as raspas e o açúcar em fogo baixo. Enquanto isso, em uma tigela bata o ovo e a gema. Adicione uma parte da mistura quente de suco e açúcar à mistura de ovos, batendo sem parar. Volte tudo para a panela e cozinhe sem parar de mexer, em fogo baixo, até engrossar e cobrir as costas da colher [cerca de 5 minutos]. Deixe esfriar por 10 minutos. Adicione a manteiga, uma colherada por vez, mexendo até incorporar totalmente. Reserve.
Preparo do merengue:
Junte o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo até ponto de fio [pegando um pouco da calda entre o polegar e o indicador e afastando os dedos deverá se formar um fio - 114 graus, caso você tenha um termômetro de açúcar]. Enquanto isso bata na batedeira as claras em neve. Derrame a calda quente sobre as claras em neve, com a batedeira ligada. Adicione o limão e continue batendo até o merengue firmar e esfriar completamente.
Coloque o merengue em um saco de confeitar.
Montagem:
Letícia, adorei a publicação! Realmente curto muito cozinhar com minha filhota e outras crianças. Além de divertir também educa. Deixo por aqui algumas informações que podem nos ajudar para vivenciar esses momentos:
ResponderExcluir*O tempo passado na cozinha, lado a lado com os seus pequenos cozinheiros, pode ser muito divertido e a melhor receita para uma tarde de sábado chuvosa! Em simultâneo, é uma escola saborosa bem disfarçada:
Matemática: seja partir três ovos ou medir meio litro de leite, será uma excelente forma de aprender a contar e/ou aperfeiçoar os conhecimentos dos números, medidas e quantidades.
Cultura: as receitas são, não raras vezes, uma viagem pelo mundo e uma forma engraçada de entrar nas casas e cozinhas de outros povos, abrindo as portas para conversas sobre costumes, línguas e paladares diferentes. Aproveite ainda para ensinar à pequenada as receitas que mais marcaram a sua infância e porquê!
Organização: cozinhar é uma excelente lição de planeamento e organização – antes de começar, veja a receita com a criança e verifiquem se têm todos os ingredientes necessários, saindo para comprar o que falta. De regresso à cozinha, preparem os utensílios e ingredientes, colocando tudo em cima da bancada de forma ordeira, depois é só distribuir tarefas!
Seguir as indicações: por norma, uma receita bem-sucedida exige o cumprimento rigoroso de cada passo, o que é uma boa aprendizagem para projectos que requerem um princípio, meio e fim para serem bem executados. Mas já sabe, as crianças ficam facilmente excitadas e distraídas, por isso, pode ter de repetir instruções várias vezes!
Responsabilidade: a atribuição de uma tarefa na cozinha – adequada a cada idade – é muito importante para as crianças. Uma vez terminada a receita, não se esqueça de envolver a pequenada na limpeza da cozinha, igualmente relevante!
E O QUE CADA UM PODE FAZER DE ACORDO COM A IDADE:
Quer chamar as crianças para a cozinha na hora de fazer um bolo ou de preparar o jantar mas não sabe que tarefas pode ou deve atribuir-lhes?
OS MAIS NOVOS PODEM:
Lavar fruta e vegetais.
Retirar o excesso de água da alface com o centrifugador próprio.
Peneirar farinha.
Misturar alimentos com uma colher de pau.
Amassar massa para pão, bolos ou pizza.
Decorar as pizzas com os ingredientes já preparados e divididos em tigelas distintas.
Cortar a massa em formas diferentes com recurso aos cortadores de bolachas.
Com todos os ingredientes reunidos (para um bolo, por exemplo), despeje o conteúdo para um saco plástico grande com fecho hermético e deixe a criança amassar. Depois, basta cortar uma esquina do saco e vazar para a forma.
Encher as formas dos muffins com uma colher.
Decorar bolos com pepitas de chocolate, gomas, nozes ou fruta.
OS MAIS VELHOS PODEM:
Cortar fruta e vegetais (pimentos, cogumelos, bananas…) com uma tesoura de criança.
Fazer gelo ou gelados – encher as cuvetes e transportá-las para o congelador.
Partir, separar e bater ovos com uma varinha manual.
Cortar alimentos com a picadora manual.
Medir os diferentes ingredientes.
Misturar e bater alimentos com uma colher de pau ou varinha manual.
Untar as formas dos muffins e bolos.
Barrar bolos com a cobertura própria.
Fazer sanduíches (com pão de forma e os restantes ingredientes já expostos).
Ler as receitas em voz alta enquanto você cozinha.
*Retirado do blog http://pequenada.com/