O meu bacalhau a natas

Depois de dois posts com muitas dicas de alimentação saudável e funcional, que as meninas mostraram aqui e aqui, chego eu com uma receita de pura "gordice". Risos. A primeira vez que comi o “Bacalhau a natas”, foi em Portugal, na casa da minha prima Carla. Fiquei do ladinho dela vendo o passo a passo e gostei tanto que sai de lá com a receita anotada. Depois fiz esse prato lá em casa e meu marido elegeu como sendo o tipo de prato com bacalhau mais gostoso.

Como estava devendo fazer novamente essa receita a ele, decidi que seria o prato principal do Dia dos Pais. Eu fiz umas adaptações na receita original, de acordo com o meu gosto. Fotografei o passo a passo para mostrar a vocês. Espero que gostem! Um beijo,

Andreia

Ingredientes para o bacalhau:
  • 6 postas de bacalhau demolhado
  • 6 cebolas 
  • 1kg de batata inglesa 
  • queijo parmesão ralado a gosto
  • sal a gosto 
  • pimenta do reino a gosto
  • azeite a gosto 
II    Ingredientes para o molho:
  • 1/2 litro de leite
  • 2 colheres (sopa) de Maizena ou amido de milho 
  • 2 colheres (sopa) de manteiga 
  • 1 lata de creme de leite
  • sal a gosto 
  • noz moscada a gosto
Modo de fazer o bacalhau:
Cozinhe as postas de bacalhau na água, por cinco minutos ou até começar a levantar fervura. Retire para esfriar e reserve a água. Descasque as batatas e cozinhe em rodelas nessa água do bacalhau (a receita original usa as batatas fritas em cubos, mas, sinceramente, não vejo nenhuma diferença no gosto e acho cozida mais saudável). 

Corte as cebolas em rodelas finas e refogue em uma frigideira com azeite até que murchem. Em uma pirex, coloque as cebolas. Por cima, coloque as rodelas de batatas já cozidas(verifique se precisam de ajuste no sal). Depois, pegue o bacalhau, retire as peles e espinhas e desfie em lascas grandes. Coloque as lascas por cima das batatas fazendo uma terceira camada. Espalhe as natas (molho bechamel)por todo o pirex cobrindo todos os ingredientes bem. Certifique-se que o molho está penetrando as camadas. Uma observação: alguns fazem o creme misturado a todo os ingredientes de uma vez e não em camadas, mas eu prefiro fazer em camadas, ok?

Nesse dia, eu comprei o molho bechamel já pronto, que é super gostoso e mega prático. Acrescente o molho sobre as camadas e cobri com queijo ralado. Depois coloquei para assar em forno já pré-aquecido. Retire quando o queijo já estiver gratinado. Eu servi com arroz de açafrão. 

Modo de fazer o molho:
Derrete a manteiga numa panela, acrescenta o leite e a maisena. A dica que dou é misturar um pouco de leite com a maisena em uma xícara antes e depois acrescentar à mistura completa na panela. Assim, o creme não irá empelotar. Ajuste o sal a gosto, rale noz moscada em cima do molho. Deixe ferver e, por último, coloque o creme de leite.
Bom apetite!





Comentários

  1. Huuuuummmm.... Que delicia! Eu to mais pra essas "gordices" que pras coisas muito light....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente Lê! Eu também amo as "gordices". Rs.

      Excluir
  2. Ufa!!!! Agora até fiquei mais aliviada!
    Fiquei até de consciência "pesada", quando vi vcs, esta semana, tão naturebas.......
    Adoro comida com glúten, com lactose, com carboidrato, com proteína e de preferência compartilhada com família e amigos!
    beijos
    Angela Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Angela! Fica tranquila que não vou te abandonar não. Somos da turma da gordice feliz! Risos. Beijos e bom final de semana!

      Excluir
  3. opa! estava esperando ansiosamente por essa receita.. tem promessa de delícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa receita é realmente deliciosa, Ivana! Você vai adorar. Depois me conta o que achou. Em breve vou postar também a receita de Bacalhau a Gomes de Sá, que comentei com você. Beijos.

      Excluir

Postar um comentário